Roteiros de Estudo

Roteiros originais desde 1978

O Centro Cultural Espírita de Porto Alegre – CCEPA, ao ensejo do seu 80º aniversário, comemorado em 23/04/2015, digitalizou a coleção de Roteiros e o Manual da Campanha de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE, que, originalmente, foi lançada pela Federação Espírita do Rio Grande do Sul – FERGS, no dia 22/07/1978, sob a coordenação de Salomão Jacob Benchaya, então Diretor do Departamento Doutrinário, durante a gestão presidida por Maurice Herbert Jones.
Essa Campanha foi, posteriormente, encampada pela Federação Espírita Brasileira – FEB, que a lançou, em nível nacional, no dia 27/11/1983.
A coleção digitalizada compões de um manual e de roteiros sugestivos de orientação aos dirigentes, coordenadores ou facilitadores de grupos de estudo doutrinário, visando auxiliá-los na sua tarefa. Dentro dessa metodologia, aos participantes dos grupos de estudo sistematizado da DE é recomendável a consulta e a leitura diretamente nas obras básicas. A baixa qualidade gráfica deve-se ao fato de que, na época, os roteiros eram produzidos em mimeógrafo.
Com a distribuição das apostilas preparadas pela FEB para as instituições e pessoas interessadas, a FERGS suspendeu a utilização dos seus programas originais.
Com esta digitalização, o CCEPA resgata para a história do Espiritismo este importante material didático, que impulsionou o estudo das obras de Allan Kardec cos Centros Espíritas do Brasil e de várias partes do Mundo, cujo conteúdo foi produzido a partir da metodologia e dos programas de estudo utilizados na antiga Sociedade Espírita Luz e Caridade – SELC, atual CCEPA.

Apresentação com autoria de Salomão Jacob Benchaya, então presidente do CCEPA, em abril de 2016

Compartilhe
Total
0
Shares