Desencarna Jáder dos Reis Sampaio

Ao encerrarmos a edição deste jornal, recebemos a notícia da desencarnação do Prof. Jáder dos Reis Sampaio.

Psicólogo, doutor em administração pela Universidade de São Paulo, professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais, escritor e tradutor dos livros espiritualistas de Alfred Russel Wallace, Jáder sempre esteve à frente de trabalhos de pesquisa do espiritismo. Juntamente com Eduardo Carvalho Monteiro (1950-2005), há 25 anos, foi um dos primeiros participantes da Liga de Pesquisadores do Espiritismo (Lihpe), grupo virtual que se reúne todos os anos presencialmente para encontros denominados “Enlihpes”.

A UFMG, da qual Jáder foi professor, tendo se aposentado precocemente em razão de graves problemas renais, em seu site, registrou no dia seguinte ao falecimento de seu antigo colaborador:

“Jáder Sampaio tornou-se um dos mais respeitados escritores sobre a doutrina kardecista. Sua morte deixa uma grande lacuna não apenas na produção científica sobre psicologia, mas também no aprofundamento dos estudos sobre espiritismo”, afirma a professora Íris Barbosa Goulart, colega de departamento. A propósito, o professor Miguel Mahfoud, outro colega, lembra que, em 1998, eles criaram a disciplina Psicologia e senso religioso, “quebrando o tabu de que religiosidade não seria tema para a psicologia”. 

Mesmo aposentado e se submetendo a sessões de hemodiálise três vezes por semana, Jáder seguiu sempre realizando importantes pesquisas espíritas, tendo desencarnado, por complicações pós-operatórias, depois de um transplante de rim, com apenas 58 de idade.

Jáder dos Reis Sampaio

Compartilhe
Total
0
Shares